No âmbito
do projeto Gold Win Together, a AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria
de Portugal, desenvolve uma intervenção que tem como objetivo estratégico gerar
crescimento e rentabilidade sustentável no setor da ourivesaria nacional a
médio e a longo prazo. A curto prazo atua sobre os fatores-chave para a
competitividade setorial, relacionados com a gestão do produto, incidindo
diretamente na criação de especialização relacionada com a criação e gestão de
conhecimento, criatividade e inovação e com a valorização da imagem conjunta no
âmbito internacional.
Mais
concretamente, através da iniciativa, PORTUGUESE GOLD BECOME in FASHION lançou
uma campanha de promoção internacional que tem como objetivo fazer um up-grade
da reputação internacional do setor, muito ancorada na tradição e nas
competências manufatureiras. Foi lançada uma imagem focada na especialização e
nas capacidades criativas, nos domínios do design, da moda e da prestação de
serviços de qualidade (private label) que são geralmente pouco reconhecidas.
Esta démarche deverá conduzir ao
reposicionamento da oferta nacional no seu acesso aos mercados externos e
consequentemente a um incremento das exportações.
Com uma
nova e apelativa imagem coletiva, em estreita conexão com a imagem do país e
com a imagem desenvolvida pelo Pólo de Competitividade da Moda, sendo o seu
foco específico o mercado da ourivesaria, a AORP estabeleceu parcerias com
outros domínios das artes, como foi o caso dos chapéus.
A
campanha partiu da realização de uma produção de moda que teve como palco o
Museu da Chapelaria de S. João da Madeira, aproveitando o ambiente industrial,
envolvendo os chapéus e as joias, valores patrimoniais portugueses
incontornáveis.
Esta
iniciativa terá uma duração de 2 anos, e tem como objetivo granjear notoriedade
e valorização do setor da ourivesaria no contexto internacional. Pretende,
também, alcançar um efeito mobilizador nas exportações portuguesas.
Veja o making of
da produção fotográfica aqui
Os modelos de chapéus utilizados nesta sessão fotográfica
estão à venda na Loja do Museu.
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